Na 226ª Sessão Ordinária alguns assuntos tiveram destaque

0

Nesta terça-feira (05) alguns assuntos foram destaque na 226ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Óbidos, o vereador Agostinho Guimarães iniciou a sessão, no uso da palavra o vereador Chico Barbado (PL),  parabenizou a administração pública, que no decorrer do carnaval os visitantes falaram muito bem de nossa cidade, que Óbidos está bem melhor, obras em execução e que a cidade estava limpa no período do carnaval e frisou que ainda virá mais obras e que tem emendas e recursos para no nosso município, e também pediu uma moção de pesar pelo falecimento do dr. Hélio Marinho de Azevedo ocorrido em Belém, ele foi ex-prefeito deste município, e fez um breve comentário da vida do ilustre saudoso obidense. O vereador Jalico Aquino (PL),  em um de seus assuntos na sessão de hoje falou da iluminação pública, disse que o vizinho município agora que está trocando pra luz de led enquanto o município de Óbidos esta iluminação já é realidade na zona rural, e agora nas comunidades de várzea, pediu que chegue até as comunidades do paraná de baixo. O vereador Agostinho Guimarães (MDB), falou que saiu a nova licitação para a conclusão das obras do Posta de Saúde no Distrito do Flexal, e assuntos referentes a comunidade do Curumu, já o vereador Nael Vasconcelos (PODE), em seu pronunciamento cobrou providencias sobre as passagens do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) que a oito meses estão em atraso com a empresa. Ao final foi colocado em aprovação 10 requerimentos e 4 moções sendo 2 verbais todos foram aprovados por unanimidade.

Requerimento N° 29/2024

EMENTA: Que solicita ao Prefeito Municipal que analise a viabilidade de inserir nas metas de trabalhos das Secretarias Municipais de Educação e de Infraestruturação, a revitalização ou construção de uma nova escola na comunidade Rio Branquinho, com a construção de um banheiro e a aquisição de dois ventiladores na sala das crianças, nesta municipalidade.

Requerimento N° 30/2024

EMENTA: Que requer ao Gestor Municipal que possa inserir nas metas de trabalho da secretaria Municipal de Infraestrutura, a construção de um elevado em concreto e a aquisição de uma caixa d’água de 10.000 litros para a comunidade Igarapé-Açu, nesta municipalidade.

Requerimento N° 33/2024

EMENTA: Que requisita ao Executivo Municipal que insira nas ações de trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a executar serviço de roçagem e posterior limpeza na Escola da comunidade Arumã, neste município.

Requerimento N° 37/2024

EMENTA: Que solicita ao Alcaide Municipal que analise a viabilidade de inserir nas metas de trabalhos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o envio de maquinários para realizar serviços de terraplanagem na Comunidade Arumã, nesta municipalidade.

Requerimento N° 38/2024

EMENTA: Que requer ao Excelentíssimo Senhor CLEMILTON SALOMÃO DE OLIVEIRA – Juiz Eleitoral da Comarca de Óbidos, com vistas a solicitar que tome as providências cabíveis, que resulte na criação de mais uma sessão eleitoral na Comunidade Igarapé Açu, nesta municipalidade.

Requerimento N° 39/2024

EMENTA: Que requisita ao Executivo Municipal que possa inserir nas metas de trabalhos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a instalação da caixa d’água junto a rede de abastecimento da comunidade Arumã, neste município.

Requerimento N° 40/2024

EMENTA: Que insta ao Alcaide Municipal a possibilidade de viabilizar serviços urgentes para a manutenção da rampa de acesso na entrada da Escola Municipal Marilda Carvalho, localizada na comunidade Ipixuna, nesta municipalidade.

Autoria: Jalison Barros de Aquino

MOÇÃO VERBAL DO EDIL JALISON AQUINO (Subscrito pelo vereador RUBENS SOUZA)Que externa Votos de Pesar aos familiares da Senhora MARIA ARITA DE AZEVEDO, carinhosamente conhecida como “Tia Arita”, pelo seu triste falecimento ocorrido em 02/ 03/ 2024, nesta cidade.

Requerimento N° 53/2024

EMENTA: Que insta ao Prefeito de Óbidos que determine o setor competente da Prefeitura, a encaminhar a esta Casa, mais precisamente a este Edil, informações alusivas aos recursos financeiros que foram destinados para a construção da Escola Municipal “Felipe Patroni”, localizada nesta cidade.

Autoria: José Nael Siqueira Vasconcelos

Moção N° 09/2024

EMENTA: Que externa RECONHECIMENTO e AGRADECIMENTO ao Ilustre Senhor Dr. DIEGO MOREIRA CANTO – Médico Ginecologista e Obstetra, pelo exemplar e brilhante trabalho desenvolvido neste município.

Autoria: José Nael Siqueira Vasconcelos

Requerimento N° 54/2024

EMENTA: Que requer ao Gerente Executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Santarém, que tome as providências necessárias e cabíveis, no sentido de determinar uma ação itinerante dos serviços oferecidos pelo órgão neste município.

Autoria: Jailson Garcia da Penha, subscrito pelo vereador Isamarc Soares

Requerimento N° 55/2024

EMENTA: Que faz solicitação do Gestor Municipal para que analise a possibilidade de incluir nas metas de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, a construção de um Posto de Saúde na Comunidade Ipaupixuna, nesta municipalidade.

Autoria: Carlos Alberto Soares Guimarães

Moção N° 10/2024EMENTA: Que manifesta sinceros PÊSAMES e SOLIDARIEDADE a Ilustre Senhora Doutora MARILENE MARIA AQUINO CASTRO DE BARROS, extensivos aos demais familiares, pela perda irreparável de sua querida irmã, MARCILENE MARIA CASTRO DOS REIS, ocorrido no dia 3 de março do corrente ano, na cidade de Manaus/AM.

Autoria: Isamarc Bentes Soares

MOÇÃO VERBAL DO EDIL AGOSTINHO SOUZA (Subscrito por Todos os Vereadores)Que manifesta Votos de Felicitações ao Ilustre Doutor Cléo dos Santos Neves, pela passagem de seu aniversário comemorado no presente dia 05/ 03/ 2023.