A proposta pede ao prefeito Jaime Barbosa da Silva que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura a implantação e ampliação do sistema de abastecimento de água nas comunidades de várzea do município.
Além da expansão do sistema, o parlamentar solicita o envio urgente de equipes da Defesa Civil Municipal a essas localidades para realizar um levantamento sobre a vulnerabilidade e as condições do abastecimento de água, principalmente no período do verão amazônico — época caracterizada pela forte estiagem e baixa dos rios e igarapés na região.
Na justificativa do pedido, assinado no Plenário Dr. Emanuel Simões Rodrigues, Rylder Afonso destacou que o acesso à água potável é um direito humano fundamental e indispensável para a saúde pública. O vereador alertou que a seca severa compromete a rotina e o bem-estar das famílias ribeirinhas, exigindo um diagnóstico preventivo e ações emergenciais por parte do Poder Público.
O parlamentar defendeu que o levantamento técnico da Defesa Civil permitirá planejar intervenções estruturantes, garantindo segurança hídrica e reduzindo a desigualdade de serviços entre a zona urbana e a zona rural do município. Por fim, solicitou a votação da matéria em regime de urgência pelos demais parlamentares.
