O requerimento ainda pede que seja avaliada a situação do poço que está desativado na localidade.

A Câmara municipal de Óbidos aprovou nesta segunda-feira 26, o requerimento N° 393/2022, de autoria do vereador Rylder Afonso, o qual solicita que seja perfuração de um poço artesiano para a comunidade Ipixuna, localizada na zona rural do município.

O requerimento que foi aprovado por unanimidade em plenário, também pede que seja avaliada a situação do poço que está desativado na localidade.

De acordo com o parlamentar, a perfuração do poço garantirá melhor qualidade de vida aos comunitários, bem como, fomentará as atividades agrícolas e diminuirá a incidência de doenças relacionadas ao consumo de água sem tratamento adequado.

Ainda segundo justificativa do autor da propositura, o acesso a água está necessariamente relacionado ao direito fundamental do ser humano, pois é um elemento essencial para sua sobrevivência, uma vez que o não acesso ao liquido colocaria em risco sua integridade física, saúde e consequentemente, sua vida.