O Poder Legislativo aprovou por unanimidade nesta terça-feira 13, dois projetos de lei, de autoria do vereador Agostinho Guimarães e do vereador Isamarc Soares, que dispõe sobre a denominação de duas vias públicas, no município de Óbidos.
A primeira proposta (PL – N° 07/2022) é relacionado a Travessa Manoel Lira Barbosa, a antiga Travessa Independência, localizada no Bairro São Francisco. De acordo com a justificativa, a homenagem se dá por conta de o mesmo ter contribuído com grande relevância para a formação da passagem. Erildo exerceu a profissão de comerciante durante 25 anos, além de ter prestado serviço no Exército Brasileiro, foi Maçom e é considerado um dos fundadores do Bairro Perpétuo Socorro.
O segundo projeto (PL – N° 08/2022) diz respeito sobre a nomenclatura da Passagem Erildo Batista, que interliga a Avenida Nelson Souza a uma Rua sem denominação, localizada no Bairro do Perpétuo Socorro.
Segundo o documento, Manoel foi um homem negro, que após a segunda guerra mundial foi enviado a Óbidos nos anos 50, 60, 70, sendo o mesmo responsável pelo Ministério da Agricultura, acompanhando mais precisamente as exportações dos produtos como juta, malva, castanha, entre outros naquela época.
Os projetos de Lei seguem para a sanção do Prefeito Municipal de Óbidos, Jaime Silva – MDB.