As propostas são de autoria dos vereadores Agostinho Guimarães e Isamarc Soares.

Tramitam na Câmara Municipal dois projetos de Lei, N° 07 e 08/2022 oriundos do Poder Legislativo; que buscam denominar duas vias públicas, na zona urbana do município de Óbidos. As propostas são de autoria dos vereadores Agostinho Guimarães (MDB) e Isamarc Soares (PSDB).

O primeiro projeto dispõe sobre a denominação da Travessa Manoel Lira Barbosa, a antiga Travessa Independência, localizada no Bairro São Francisco. Segundo o documento, Manoel foi um homem negro, que após a segunda guerra mundial foi enviado a Óbidos nos anos 50, 60, 70, sendo o mesmo responsável pelo Ministério da Agricultura, acompanhando mais precisamente as exportações dos produtos como juta, malva, castanha, entre outros naquela época.

A segunda propositura é em relação à “Passagem Erildo Batista”, via que interliga a Avenida Nelson Souza a uma Rua sem denominação, situada no Bairro do Perpétuo Socorro. De acordo com a justificativa, a homenagem se dá por conta de o mesmo ter contribuído com grande relevância para a formação da passagem. Erildo exerceu a profissão de comerciante durante 25 anos, além de ter prestado serviço no Exército Brasileiro, foi Maçom e é considerado um dos fundadores do Bairro Perpétuo Socorro.

Os Projetos de Lei seguem para ser analisados nas comissões permanentes da Casa Legislativa.