O Vereador Agostinho Guimarães (MDB) na sessão da última terca-feira, 25, apresentou demandas distintas e relevantes que podem beneficiar as comunidades de Arapucú e Curumú.

O parlamentar recebeu apoio e teve duas matérias aprovadas pelo plenário, os requerimentos Nº 166/2023 e Nº 167/2023. No primeiro, Agostinho “solicita que a gestão municipal possa intermediar ações, que resulte na construção de um trapiche para embarque e desembarque de passageiros de embarcação na Vila União do Curumu, neste municipio”.

Justificando que “a Vila União do Curumú é uma comunidade de médio porte localizada a 29km da área urbana do município, tem aproximadamente uma população de 4 mil habitantes e pode ser acessado via terrestre, por estrada não pavimentada ou via fluvial, de barcos ou lanchas. Nela possui complexa rede de valores, costumes, histórias, crença e atividades socioculturais que o tornam singular no contexto de nossa região.

O Curumu possui vários atrativos, tanto na vazante quanto na chela. Destacamos o Lago do Curumu, as praias (na vazante), onde é realizado anualmente o Festival do Tucunaré, que é um dos maiores realizados no município de Óbidos, realizado as margens do lago de águas escuras, com uma areia branca que nos convida para aproveitar a beleza natural do local, outro atrativo local é a Cachoeira do Pancada (ou Curumu) e a Serra do Curumu, que possui cerca de 120 metros de altura e é vista em toda redondeza.

Apesar de ser uma comunidade de fácil acesso por meio terrestre, o acesso por via fluvial ainda é muito utilizado por seus moradores que possuem embarcação fluvial própria, no entanto, por conta de não haver um trapiche na localidade, em período de cheia as embarcações de grande porte ficam impossibilitadas de atracar num local apropriado”, argumenta o vereador.

Cópia do Requerimento Nº166/2023.

Outra matéria que também passou pelo Pleno foi o Requerimento Nº 167/2023 que “Insta ao Alcaide Municipal serviços de piçarramento e drenagem nas Ruas da Comunidade Arapucú, neste municipio”.

Cópia do Requerimento Nº 167/2023.

“Esta matéria se faz necessária e adequada para fins de melhorar a infraestrutura da referida Comunidade, haja vista que as vias estão necessitando dos mencionados serviços. Os moradores sofrem com a falta de infraestrutura no local, por parte do setor competente, e as mazelas causadas pelas enxurradas quando chove, o que dificulta o tráfego normal de pedestres e condutores de veículos.

Dessa maneira, sabemos que é direito da população poder contar com uma infraestrutura municipal de qualidade, ou seja, que atenda às necessidades da população, como por exemplo, vias sem buracos, bem como serviços de piçarramento e drenagem”, defende Agostinho.

CÂMARA MUNICIPAL DE ÓBIDOS – Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade